13 de maio de 2007

Declaração do Monte Largo

A vida reuniu-nos já maduros (mas ainda a tempo de a desfrutarmos plenamente). Por isso, eu e a Luísa descobrimos, ou redescobrimos, algumas das coisas de que hoje mais gostamos, recentemente e em conjunto. Foi o que aconteceu com as caminhadas.

Percurso de Horcados Rojos

No Verão de 2004 fomos fazer alguns dias de férias nos Picos da Europa, entre as Astúrias e a Cantábria e aí compramos as nossas primeiras botas e fizemos as nossas duas primeiras caminhadas.


Nos Horcados Rojos, com o Naranjo de Bulnes em fundo



Várias vistas do percurso de Horcados Rojos

O meu gosto pela caminhada e a orientação já eram antigos – datavam dos longínquos anos 80, de uma marcha entre o Porto e Lisboa e de várias “provas topográficas” na zona de Mafra, quando era instruendo na Escola Prática de Infantaria e por quatro meses residi no “Calhau”, como carinhosamente designávamos o Convento de Mafra, o sonho barroco de um rei absoluto.

Depois de sair da tropa em 1986, e até àquele verão de 2004, não deverei ter feito mais de uma meia dúzia de caminhadas, e quase todas até ao início dos anos 90. Após o regresso daquelas férias, e apesar de termos ficado de novo “parados” durante alguns meses, fomos fazendo novas caminhadas, e sobretudo aumentando a sua frequência, em especial na segunda metade do ano de 2005 e ao longo de todo o ano de 2006.

Este blog, é pois mais um fruto deste crescente interesse, prazer e “paixão” pelas caminhadas, pelas descobertas (de paisagens, da vegetação, da fauna, dos rios) que nos permitem, pelo bem-estar que nos proporcionam. Aqui registaremos as nossas impressões das caminhadas que faremos, e aqui colocaremos algumas das imagens que as ilustrem.

Mas este blog servirá também para registar e partilhar os textos e as fotografias das nossas numerosas viagens “mecanizadas” (de carro ou avião), que realizamos por lazer ou por motivos profissionais.

Finalmente, para além dos registos das nossas experiências presentes, usaremos ainda este espaço para alojar algumas imagens das viagens, destinos e caminhadas passadas de que mais gostamos.

Eis pois o compromisso e a declaração do Monte Largo: ser o arquivo da nossa constante exploração e descoberta do mundo...