26 de junho de 2007

Trilho dos Currais no Gerês

Este domingo fomos, com a Inês, percorrer o Trilho dos Currais, na Serra do Gerês. Este é um dos trilhos promovidos pela Câmara Municipal de Terras de Bouro, e que é assim apresentado:

"O Trilho dos Currais, inserido na temática “tradições comunitárias”, percorre uma área de singular beleza natural da Serra do Gerês.

Percorre-se ao longo de três currais do Baldio de Vilar da Veiga: o Curral da Espinheira, o Curral da Carvalha das Éguas e o Curral da Lomba do Vidoeiro, constituindo um percurso de pequena rota (PR) cuja distância a percorrer é de 10 km, sendo o grau de dificuldade médio a elevado.

Inserido no âmbito Cultural e Paisagístico, o Trilho dos Currais proporciona um contacto directo com o espírito e tradições comunitárias locais, a partir da organização silvo-pastoril na forma de vezeira."


Foi mais um dia em que o S. Pedro não foi muito amigo, pois de manhã estava muito nublado e com pouca visibilidade. Só a partir do meio da tarde, e quando começamos a descer dos currais para a Pedra Bela e depois para o Gerês é que visibilidade melhorou um pouco, e o sol foi espreitando com mais frequência.

A partida fez-se - tarde, como é nosso costume... :-) - de junto do Parque de Campismo do Vidoeiro. A subida inicial, desde o Parque de Campismo até ao Curral da Lomba do Vidoeiro tem uma inclinação que em algumas zonas é um pouco acentuada. Os medronheiros marcam uma forte presença, que deve ser ainda mais marcante daqui por alguns meses quando estiverem a dar fruto.

À medida que fomos subindo a nebulosidade aumentou e a visibilidade diminuiu. Assim, sem poder olhar para longe, fomos prestando atenção ao caminho que íamos percorrendo, reparando em fetos de grandes dimensões, mas também em pequenos insectos ou cogumelos...

Um bonito exemplar de feto

Um cogumelo "peludo"...

Um escaravelho (?) brilhante...

Quando chegamos ao Curral da Lomba do Vidoeiro, onde havíamos decidido parar para descansar um pouco e comer alguma coisa, o nevoeiro acentuou-se e chegou a ameaçar chuva. Por isso comemos um pouco à pressa e retomamos o caminho 15 minutos depois.

Felizmente a chuva foi apenas uma ameaça e quando chegamos ao Curral da Carvalha das Éguas o nevoeiro já era bastante menos denso.




O Curral da Carvalha das Éguas

A partir do Curral da Carvalha das Éguas o percurso decorre sem grandes desníveis, ainda que sendo quase sempre ligeiramente descendente até à Pedra Bela. No trecho entre a Carvalha das Éguas e o Curral da Espinheira encontram-se algumas áreas com vegetação e paisagens interessantes, bem como formações rochosas sempre surpreendentes (como acontece em muitas zonas do Gerês).


Entre os currais da Carvalha da Égua e do Espinheiro


Escultural natural I

Escultura natural II

O Curral da Espinheira, onde chegamos com o céu de novo mais "fechado" é uma zona bonita, com muita vegetação e áreas que se encontravam encharcadas, formando lameiros.




Os caminheiros junto ao Curral da Espinheira


O Curral da Espinheira


Do Curral da Espinheira seguimos para a Pedra Bela, onde chegamos rapidamente. A Pedra Bela é um dos mais conhecidos miradouros do Gerês, e como não podia deixar de ser, apesar de estar um dia enevoado, estava a ser visitado por muitos "domingueiros" da região, mas também da provinciana capital do país.



No miradouro da Pedra Bela


Não obstante o tempo e os turistas de domingo, conseguimos desfrutar da vista da Pedra Bela, quer sobre a albufeira da Caniçada e a confluência do Cávado com o Rio Caldo para sudoeste, quer sobre a mata de Albergaria e a Portela do Homem a Norte.

Vista desde o miradouro da Pedra Bela para Rio Caldo

Vista desde o miradouro da Pedra Bela para a Portela do Homem

Depois da Pedra Bela o caminho desce de forma acentuada até à vila do Gerês. É o troço menos interessante do caminho, pois para além de cruzar duas vezes a estrada, percorre zonas que devem ter ardido há alguns anos, e cuja vegetação ainda não se recompôs totalmente.

Entre a Vila do Gerês e as proximidades do Parque de Campismo do Vidoeiro percorre-se um pequeno mas bonito caminho, que é paralelo à rua principal da vila e à estrada principal, onde acaba por desembocar.


Finalmente atinge-se o Parque de Campismo do Vidoeiro, onde a placa indicativa do percurso desapareceu, ficando apenas a estrutura, que nos serviu de apoio para os indispensáveis alongamentos e mais umas fotos "artísticas".

Com muitas paragens, mais prolongadas nos currais e sobretudo na Pedra Bela, demoramos pouco menos de 6 horas. Pelo podómetro calculo que andamos cerca de 12 Km (os 10 km anunciados no caminho, mais as "voltas" que demos nos currais, em algumas formações rochosas e na Pedra Bela).

Sem comentários: