S. Torcato e os seus moinhos...
Aproveitamos uma manhã de sábado pré-natalício para percorrer um dos dois percursos pedestres promovidos pelo município onde vivemos – o percurso S. Torcato e os seus moinhos.
A partida e a chegada é junto do Santuário de S. Torcato e todo o percurso se desenrola no fértil vale agrícola em torno do rio Selho e da ribeira da Aveleira. Depois de abandonado o centro da vila de S. Torcato o caminho dirige-se para sul e decorre por entre campos e casas agrícolas.
Pormenor do vale de S. Torcato
Apesar de estar um dia soalheiro, ainda encontramos gelo nas zonas abrigadas entre a Boavista e o campo da Ataca quase ao meio dia.

O Campo da Ataca é aliás um dos pontos de interesse deste percurso.

Grupo escultórico do campo da Ataca
Depois do Campo da Ataca inverte-se a direcção do percurso, rumando a norte e de novo em direcção a S. Torcato, passando-se na parte inferior da vila. Aqui existe mais um dos pontos de interesse do percurso, a Capela da Fonte do Santo. Segundo a tradição foi neste local que S. Torcato foi martirizado no ano de 715, quando pretendia impedir o avanço do exército árabe de Muça, general de Tarik, sobre a região, tendo sido aí o seu corpo descoberto por um monge beneditino.
O troço do percurso depois da Fonte do Santa, seguindo a linha de água, passando junto a Agras e até encontrar a estrada EN 207-4 junto à Fonte Seca é interessante e agradável.
Sem comentários:
Enviar um comentário