18 de dezembro de 2007

S. Torcato e os seus moinhos...

S.Torcato visto do Norte (com o Monte Largo ao fundo...)


Aproveitamos uma manhã de sábado pré-natalício para percorrer um dos dois percursos pedestres promovidos pelo município onde vivemos – o percurso S. Torcato e os seus moinhos.

A partida e a chegada é junto do Santuário de S. Torcato e todo o percurso se desenrola no fértil vale agrícola em torno do rio Selho e da ribeira da Aveleira. Depois de abandonado o centro da vila de S. Torcato o caminho dirige-se para sul e decorre por entre campos e casas agrícolas.

Pormenor do vale de S. Torcato

Apesar de estar um dia soalheiro, ainda encontramos gelo nas zonas abrigadas entre a Boavista e o campo da Ataca quase ao meio dia.

Geada ao meio-dia


O Campo da Ataca é aliás um dos pontos de interesse deste percurso. De acordo com uma tradição popular, que foi “ressuscitada” nos anos 90 (nomeadamente por Freitas do Amaral), terá sido aqui que se iniciou a Batalha de S. Mamede, em 24 de Junho de 1128, na sequência da qual Afonso Henriques assumiu a liderança do Condado Portucalense e conduziu à independência de Portugal. O actual arranjo deste espaço foi realizado por ocasião do II Congresso Histórico de Guimarães, em 1996, sendo as esculturas da autoria de Augusto Vasconcelos.

Grupo escultórico do campo da Ataca

Depois do Campo da Ataca inverte-se a direcção do percurso, rumando a norte e de novo em direcção a S. Torcato, passando-se na parte inferior da vila. Aqui existe mais um dos pontos de interesse do percurso, a Capela da Fonte do Santo. Segundo a tradição foi neste local que S. Torcato foi martirizado no ano de 715, quando pretendia impedir o avanço do exército árabe de Muça, general de Tarik, sobre a região, tendo sido aí o seu corpo descoberto por um monge beneditino.


O troço do percurso depois da Fonte do Santa, seguindo a linha de água, passando junto a Agras e até encontrar a estrada EN 207-4 junto à Fonte Seca é interessante e agradável.

Depois o percurso já é “urbano”, por entre casas e ruas e caminhos até à igreja velha de S. Torcato, outro dos pontos mais relevantes do percurso. Esta é uma igreja românica com várias fases de construção entre X e XIII.

Duas centenas de metros separam a igreja velha do novo santuário e do fim do percurso. Na chegada o podómetro marcava quase 9 km (8,5 km anunciados no percurso). Demoramos 2H45m a realizar este percurso fácil, quase sem desníveis.

O folheto do percurso anuncia que se poderão avistar perdizes, javalis, raposa e aves de rapina, mas a única fauna que vimos (para além de algumas aves autóctones) foram avestruzes...

Sem comentários: