7 de dezembro de 2007

Roma, cidade eterna

A realização da 4ª Conferência dos Utilizadores do DSpace (software Open Source para a criação de repositórios digitais que usamos na Universidade do Minho), deu-me a oportunidade de ficar conhecer um pouco da cidade de Roma.

A Conferência realizou-se de 17 a 19 de Outubro no edifício da FAO, o organismo da ONU sedeado em Roma (e onde trabalham cerca de 2500 pessoas – “Mamma mia”...). O edifício, uma construção do período fascista, planeado para ser a sede de um dos ministérios do governo de Mussolini, é mastodôntico, imenso e labiríntico, com uma arquitectura claramente destinada a “impressionar” e demonstrar poder. O aspecto mais positivo é a esplêndida vista sobre a cidade de Roma que se pode desfrutar do seu terraço – desde o Circus Maximus, o Palatino, as Termas de Carcalla ou o Coliseu que lhe ficam muito próximos, até à Basílica de S. Pedro e outros pontos mais distantes da cidade.


O Circus Maximus e o Palatino vistos do terraço da FAO


Como o hotel onde fiquei alojado (caríssimo para um três estrelas com condições pouco mais que espartanas) estava situado entre os Fori Imperiali e o Coliseu, todos os dias de manhã tive oportunidade de caminhar entre o hotel e a FAO, passando pelo Coliseu, pelo Arco de Constantino, o Palatino e o Circus Maximus.



O célebre Coliseu Romano

O Arco de Constantino


Boca della Veritá (Boca da Verdade)

Na sexta-feira à tarde, depois de terminar a Conferência, ainda consegui fazer uma visita relâmpago ao Vaticano, subir a cúpula da Basílica de S. Pedro (de onde se tem uma vista soberba pela cidade) e percorrer o interior da Basílica, com passagem e paragem obrigatória pela Pietá de Miguel Ângelo. Do Vaticano caminhei até à Piazza Navona, e deambulei por mais algumas ruas e praças daquela zona da cidade, onde acabei por jantar uma verdadeira pizza, num restaurante simples, mas que parece ser uma verdadeira “instituição” (pelo menos pelas enorme fila de espera, de turistas mais também “indígenas”, que se foi formando).

A Basílica de S. Pedro

A cúpula da Basílica de S. Pedro

Vista sobre a Cidade do Vaticano e Roma da Cúpula da Basílica de S. Pedro

Estátua no interior da Basílica de S. Pedro

O rio Tibre e o Castelo de Santo Ângelo


No sábado, como o voo de regresso era só de tarde, ainda pude aproveitar toda a manhã para visitar/percorrer o Coliseu, o Palatino e os Fori Imperiali. Foram mais de três horas sempre a caminhar, mas no final ainda deu para ir “espreitar” a Fontana de Trevi (no meio de uma multidão imensa de turistas estrangeiros e italianos).



Máscara de teatro em exposição no Coliseu

Os Fori Imperiali vistos do Palatino

Outra vista dos Fori Imperiali, para o lado do Coliseu

A Fontana de Trevi


Com o tempo muito limitado que tive, apenas pude conhecer muito superficialmente Roma, mas confesso que gostei muito do ambiente da cidade, para além de todo o seu “peso” e “densidade” histórica, cultural e artística.


Ficou muita coisa por ver (para começar, a Capela Sistina) e muita coisa precisa de ser (re)visitada, agora com tempo e a atenção que só ele permite. O regresso à cidade eterna, e a sua mais completa descoberta, que espero não tarde muito, será feito pelos “andarilhos” curiosos, e não por um conferencista apressado.

Sem comentários: